Mãe Stella de Oxóssi: etnografia de um encontro

Autores

  • Dilaine Soares Sampaio de França UFPB

Resumo

Resumo: O presente trabalho é parte de minha tese de doutoramento em curso intitulada “Àroyé”: Um estudo histórico-antropológico do debate entre os discursos católico e das religiões afro-brasileiras no pós-Vaticano II. Pretendo fazer uma etnografia de uma entrevista que realizei com Mãe Stella, Iyalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, onde são abordadas principalmente as seguintes questões: relações igreja católica e religiões afro-brasileiras no pós-Vaticano II, manifesto das iyalorixás baianas envolvendo a questão do sincretismo nos anos 80, do qual Stella de Oxóssi foi protagonista, dentre outras questões que se desdobraram a partir da proposta inicial. Através da análise da entrevista, buscarei mostrar como se construiu, no discurso de Mãe Stella, um contraponto ao discurso católico sobre as religiões afro-brasileiras no pós-Vaticano II.

 

Palavras-chave: Mãe Stella; sincretismo; discurso católico; Vaticano II.

Biografia do Autor

Dilaine Soares Sampaio de França, UFPB

Professora e Vice-coordenadora do Curso de Graduação em Ciências das Religiões da UFPB. Historiadora, Mestre e Doutorando em Ciência da Religião pela UFJF – MG.

Downloads

Publicado

2011-05-23

Como Citar

França, D. S. S. de. (2011). Mãe Stella de Oxóssi: etnografia de um encontro. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/95

Edição

Seção

2011 GT 09: Religiões Afro-brasileiras e espiritismos - Coords. Mundicarmo Ferretti, Sergio Ferretti