A EDUCAÇÃO DAS ALMAS: O ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA E A UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Freitas Gil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas na qual se investigou o processo de surgimento do programa de estudo doutrinário intitulado Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, instituído pela Federação Espírita Brasileira e adotado em centros espíritas de todo o país. Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, com base nos pressupostos teóricos da História Cultural, buscou-se compreender o processo de surgimento do referido programa, bem como as suas características e objetivos. Para tanto, partiu-se de um horizonte cultural, ou seja, que privilegia o papel das representações na criação, manutenção e recriação do mundo social.

Biografia do Autor

Marcelo Freitas Gil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Licenciado em História, Bacharel em Direito, Mestre em Ciências Sociais e Doutor em Educação.

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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Gil, M. F. (2015). A EDUCAÇÃO DAS ALMAS: O ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA E A UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA BRASILEIRO. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/939

Edição

Seção

2015 GT 04: Gênese e disseminação do espiritismo kardecista e espiritualismos no Brasil