CIÊNCIA VERDADEIRA E FALSA NO PENSAMENTO FUNDAMENTALISTA CRISTÃO (1910-1925)

Autores

  • Henrique Rodrigues Caldeira UFMG

Resumo

O tema fundamentalismo está coberto de polêmicas apressadas e irresponsáveis nas quais aparece muitas vezes como sinônimo de ações religiosas radicais e herdeiras de uma mentalidade ultrapassada, irracionalista. A indisposição ao diálogo e anacronismo são características que muitos associam a este conceito, especialmente quando confrontado com o tema ciência. Este trabalho pretende contribuir para as investigações mais cautelosas sobre a relação entre ciência e religião na primeira fase do movimento fundamentalista cristão nos Estados Unidos, isto é, da publicação de The Fundamentals: a Testimony of Truth em 1910 ao julgamento do jovem professor John Scopes em 1925. Entendendo que os grandes embates entre fundamentalistas e secularistas no período em questão não se caracterizam apenas como disputas do tipo religião versus ciência, mas também como disputas pela definição do que é a verdadeira ciência, pretendemos evidenciar as características do que seria ciência verdadeira e falsa para os fundamentalistas e compreender historicamente a legitimidade de seus argumentos a partir do estudo da própria história das ciências em sua dinâmica mais ampla. Nossa principal hipótese é de que a noção de verdadeira ciência do fundamentalismo inicial nos Estados Unidos se apoia na noção de ciência do período moderno (especialmente no empirismo e na taxonomia de Francis Bacon e na filosofia escocesa do Senso Comum de Thomas Reid) oposta, portanto, à chamada ciência especulativa e hipotética (como a teoria da evolução das espécies por seleção natural de Charles Darwin e o princípio da sucessão estratigráfica de George Cuvier e Alexandre Brongniart) que conquista grande espaço no século XIX.

Biografia do Autor

Henrique Rodrigues Caldeira, UFMG

Graduando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista do Núcleo de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento UFMG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Ciência e da Religião.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Caldeira, H. R. (2015). CIÊNCIA VERDADEIRA E FALSA NO PENSAMENTO FUNDAMENTALISTA CRISTÃO (1910-1925). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/938