O empreendedorismo econômico-televisivo da Rede Vida
Resumo
A religião ainda é um fenômeno com significativa presença na sociedade contemporânea, cujas formas de manifestação aumentaram e se diversificaram. Empreendimentos como emissoras de televisão, rádio e provedores de internet fazem com que a maioria das igrejas não se estabeleça somente em sua estrutura física, na busca por mais adeptos. Há um conjunto de relações sociais e econômicas envolvidas nesse processo. As vastas redes de indivíduos interligados na comunicação social compreendem desde os membros do clero católico até leigos, voluntários, funcionários e empresários de detentores de negócios midiáticos. Decorrente de uma pesquisa apoiada pela FAPESP em andamento sobre as transformações do cristianismo no Brasil, este artigo analisa a emissora televisiva Católica “Rede Vida” em sua atuação como um empreendimento econômico religioso midiático. Dessa maneira, estuda as relações sociais imbricadas em seus aspectos comerciais e empresariais, bem como a representação do mesma no contexto do mercado religioso brasileiro.