O PENTECOSTALISMO E A IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS

Autores

  • Maria Elizafá Sousa Leite Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

Busca-se nesse artigo compreender o pentecostalismo como uma religião de adeptos que se encontram por questões mais carismáticas do que por racionalidade profunda e teológica; possui na maioria das vezes uma linguagem carregada de individualismo, tanto os lideres religiosos como as suas liturgias são movidas por uma teologia que enfatiza os milagres e que funciona a partir das necessidades das pessoas que estão que estão em busca de soluções instantâneos por diferentes razões.

A Igreja Mundial do Poder de Deus chama atenção devido ao grande numero de pessoas que a freqüentam diariamente em busca de respostas imediatas para as suas angustias. O apóstolo Valdemiro Santiago, parece dar um rosto diferenciado à sua igreja, propagando uma mentalidade onde as dores, a doença e a pobreza devem ser banidas para sempre da vida dos seus, tenta produzir um pentecostalismo com uma nova tônica: uma nova geração de adeptos ricos e fisicamente saudáveis.

As igrejas pentecostais, de modo geral, e a Igreja Mundial do Poder de Deus, de modo específico, demonstram estarem preocupados em adequar sua mensagem às necessidades de um determinado grupo de adeptos/as, os/as mais pobres e fragilizados/as, os das periferias das grandes cidades urbanas.

Palavra - chave: Pentecostalismo, neopentecostalismo, Igreja Mundial, espetáculo, consumo

Biografia do Autor

Maria Elizafá Sousa Leite, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Sousa Leite, M. E. (2015). O PENTECOSTALISMO E A IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/899

Edição

Seção

2015 GT 24: Marketing, espetáculo,ciberespaço e ciborguismos identitários: Trânsitos e relações sócio-técnicas online...