Protestantismo e Progresso: Considerações sobre as articulações entre Tavares Bastos e Robert Reid Kalley
Resumo
Tendo como porto de partida a temática de nosso projeto de pesquisa “Modernidade à Brasileira: Protestantismo e Progresso”, pretende-se identificar e compreender as articulações entre Aureliano Cândido Tavares Bastos (1839-1975) e Robert Reid Kalley (1809-1888) em relação ao discurso modernizante/moderno/progressista e de que forma o protestantismo poderia estar nele imbricado.
Ambos exerceram, no período de 1855-1876, atividades “apostólicas”: Tavares Bastos foi o principal “Apóstolo do Progresso” no entender de David Gueiros Vieira em seu livro O Protestantismo, A Maçonaria e a Questão Religiosa no Brasil, e Kalley, o Apóstolo do culto protestante em língua portuguesa.
Aqui chegados à metade da década de 1850, o casal Robert Reid Kalley e Sara Poulton Kalley, é o responsável pela implantação da primeira igreja protestante com atividades em português. Em 19 de agosto de 1855 Sara Kalley inicia uma Escola Dominical que se tornou, junto com o culto doméstico, o modus operandi da inserção e expansão protestante no Brasil. A organização da Igreja Evangélica, posteriormente denominada Igreja Fluminense, ocorreu em onze de julho de 1858. Robert Kalley lançou-se à publicação de artigos e obras traduzidas, venda e distribuição de bíblias, livros e folhetos nas casas, lojas e oficinas, além das atividades nos lares, com ênfase especial no socorro e atendimento aos enfermos.
Tavares Bastos exerceu três mandatos como Deputado Geral além de intensa atividade literária, tendo publicado sete livros. Seu liberalismo político possuía espírito reformista. Via na monarquia constitucional o regime mais adequado ao Brasil. Sua visão econômica foi sempre livre-cambista, defendendo a inserção do país na economia mundial e a abertura do mercado nacional. É ao redor da temática do progresso que se agregaram outros interesses como a imigração, liberdade religiosa, o abolicionismo, a descentralização política do Estado, a reforma do arcabouço legal.