ESTADO LAICO: CONHECIMENTO RELIGIOSO DEMOCRÁTICO EM ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Clera Faria Barbosa Cunha
  • Claudia de Faria Barbosa Faculdade Ruy Barbosa

Resumo

O presente estudo se incorpora em meio ao processo educacional de um Estado laico a partir da Constituição Federal de 1988. O objetivo é compreender momentos vividos por professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas, do Município de Capela Nova – MG, na disciplina de ensino religioso, no sentido de avançar no conhecimento e cumprir a lei. No decorrer do trabalho percebe-se a necessidade de mudanças no currículo cotidiano das escolas, sendo que a laicidade permite incluir o sujeito, através de sua capacidade de pensar e discernir entre o que lhe convém. Destaca-se a história de exclusão religiosa vivida pelo “povo” brasileiro, especialmente quando se pensa no espaço público como um lugar de todos e para todos. Os dados apontam que se não houver compreensão dos docentes, através de apoio dos órgãos governamentais públicos em relação ao ensino laico, os momentos complexos e conflituosos persistirão, sem que os alunos consigam discernir os aspectos relevantes que a disciplina pode proporcionar.

Palavras-chave: escola – público – laicidade

Biografia do Autor

Clera Faria Barbosa Cunha

Mestre em Educação e Sociedade, professora de Ensino Religioso e Membro da ABHR

Claudia de Faria Barbosa, Faculdade Ruy Barbosa

Doutora em Família na Sociedade Contemporânea, professora da Faculdade Ruy Barbosa – Grupo DeVry Brasil e pesquisadora NPEJI-CNPq.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Barbosa Cunha, C. F., & Barbosa, C. de F. (2015). ESTADO LAICO: CONHECIMENTO RELIGIOSO DEMOCRÁTICO EM ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/870

Edição

Seção

2015 GT 05: O lugar e a função do ensino religioso na escola contemporânea. Questões epistemológicas.