ESTADO LAICO: CONHECIMENTO RELIGIOSO DEMOCRÁTICO EM ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Resumo
O presente estudo se incorpora em meio ao processo educacional de um Estado laico a partir da Constituição Federal de 1988. O objetivo é compreender momentos vividos por professores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas, do Município de Capela Nova – MG, na disciplina de ensino religioso, no sentido de avançar no conhecimento e cumprir a lei. No decorrer do trabalho percebe-se a necessidade de mudanças no currículo cotidiano das escolas, sendo que a laicidade permite incluir o sujeito, através de sua capacidade de pensar e discernir entre o que lhe convém. Destaca-se a história de exclusão religiosa vivida pelo “povo” brasileiro, especialmente quando se pensa no espaço público como um lugar de todos e para todos. Os dados apontam que se não houver compreensão dos docentes, através de apoio dos órgãos governamentais públicos em relação ao ensino laico, os momentos complexos e conflituosos persistirão, sem que os alunos consigam discernir os aspectos relevantes que a disciplina pode proporcionar.
Palavras-chave: escola – público – laicidade