O PAPA NO TWITTER: as redes sociais e os desafios da atuação da Igreja Católica.
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo fazer uma análise e discussão relacionada à presença do papa nas redes sociais, assim como entender o novo processo de comunicação da fé, para um modelo interativo participativo que a Igreja tenta conectar-se. Bento XVI foi o primeiro papa a fazer uso de uma rede social na internet, através do Twitter - conta @pontifex, que se revela com oito idiomas no ano de 2012. Com a eleição do Papa Francisco, o twitter do pontifex ultrapassou oito milhões de seguidores. Esse fenômeno, decorrente da evolução histórica acerca das práticas de comunicação da Igreja Católica tem marcado uma ampla discussão, (re)pensando a internet não como um simples instrumento, mas um lugar de visibilidade e dinâmico a ser habitado pela mensagem da Igreja. O desafio é entender a relação comunicacional da Igreja que ao longo do tempo vem passando por transformações e adequações, pensando as redes sociais (internet) como um espaço antropológico interconectado, no sentido de dialogar com a fé e cultura. O material mobilizado como fonte de informação é decorrente de diagnóstico das práticas de comunicação expresso no Concílio Vaticano II, que apresenta orientações (documentos) para o clero e para os leigos sobre a comunicação, assim como a atualidade de posicionamentos comunicacionais e a dimensão social que as redes sociais colocam como desafio à Igreja Católica na contemporaneidade. Da mesma forma, procuramos analisar as diferentes publicações do papa em sua conta no Twitter, destacando o potencial das redes sociais para o diálogo e interação dos fiéis e a cultura atual.
Palavras – chaves: Comunicação, Igreja, Internet, Redes sociais.