PEDAGOGIA FREIREANA: UMA ANÁLISE DO NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO E SUA APLICABILIDADE NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Maria Alice Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • José Lima Alencar Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a influência dos princípios norteadores da pedagogia de Paulo Freire nos paradigmas do novo modelo de Ensino Religioso na sociedade contemporânea, fundamentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), cuja aplicabilidade vai contribuir como meios para construção de uma cultura de paz nas escolas, visando uma educação integral, formação de seres humanos plenos, repletos de valores éticos, solidários e humanos, capazes de superar todas as situações oriundas do mundo pós-moderno. Por isso, é preciso trazer para salas de aula temáticas sobre a luta pela vida, sem dissociar da visão do mundo real, do sentimento e da cidadania. Considera o novo modelo de Ensino Religioso intimamente inserido à pedagogia de Paulo Freire por estar caracterizada ao aspecto humanista, problematizador, libertador e dialógico, centrado na autonomia, na indignação, na ação e na esperança. Trata-se de um novo modelo de educação como processo transformador do mundo onde se vive com os demais, priorizando o ensino da vida, caminhos que levam à felicidade, ao verdadeiro sentimento da existência humana e a ruptura com aquele sistema educacional que promovia a domesticação e alienação aos apelos de Deus na história do mundo. Assim, por meio de um levantamento bibliográfico, baseado em referenciais teóricos, considerou-se a educação como parte inerente da vida sociocultural do indivíduo, que leva a refletir não apenas para a responsabilidade da escola, mas como tarefa dos vários agentes sociais, dentre os quais a família, buscando priorizar o caráter de universalidade, na busca de uma melhor convivência dentro de um mundo plural, em que educadores e educando se tornem, cada vez mais, sujeitos de suas ações, na construção de caminhos para si e o coletivo como um todo.

Palavras-Chave: Ensino Religioso; Universalidade; Relação interativa.

Biografia do Autor

Maria Alice Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Ciências da Religião pela Universiade do Estado do Pará - UEPA; Pós-graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior, pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Graduada em Geografia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela UEPA. Atua como Docente em Ensino Religioso,pelo município de Belém-PA.

José Lima Alencar, Universidade do Estado do Pará

Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2014-2015). Bolsista pela FAPESPA. Pós-graduado em Filosofia da Educação pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA; Graduado em Filosofia pela Faculdade Pan Americana – FPA.

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Publicado

2015-08-16

Como Citar

Oliveira, M. A., & Alencar, J. L. (2015). PEDAGOGIA FREIREANA: UMA ANÁLISE DO NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO E SUA APLICABILIDADE NA CONTEMPORANEIDADE. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/841

Edição

Seção

2015 GT 05: O lugar e a função do ensino religioso na escola contemporânea. Questões epistemológicas.