PEDAGOGIA FREIREANA: UMA ANÁLISE DO NOVO MODELO DE ENSINO RELIGIOSO E SUA APLICABILIDADE NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a influência dos princípios norteadores da pedagogia de Paulo Freire nos paradigmas do novo modelo de Ensino Religioso na sociedade contemporânea, fundamentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), cuja aplicabilidade vai contribuir como meios para construção de uma cultura de paz nas escolas, visando uma educação integral, formação de seres humanos plenos, repletos de valores éticos, solidários e humanos, capazes de superar todas as situações oriundas do mundo pós-moderno. Por isso, é preciso trazer para salas de aula temáticas sobre a luta pela vida, sem dissociar da visão do mundo real, do sentimento e da cidadania. Considera o novo modelo de Ensino Religioso intimamente inserido à pedagogia de Paulo Freire por estar caracterizada ao aspecto humanista, problematizador, libertador e dialógico, centrado na autonomia, na indignação, na ação e na esperança. Trata-se de um novo modelo de educação como processo transformador do mundo onde se vive com os demais, priorizando o ensino da vida, caminhos que levam à felicidade, ao verdadeiro sentimento da existência humana e a ruptura com aquele sistema educacional que promovia a domesticação e alienação aos apelos de Deus na história do mundo. Assim, por meio de um levantamento bibliográfico, baseado em referenciais teóricos, considerou-se a educação como parte inerente da vida sociocultural do indivíduo, que leva a refletir não apenas para a responsabilidade da escola, mas como tarefa dos vários agentes sociais, dentre os quais a família, buscando priorizar o caráter de universalidade, na busca de uma melhor convivência dentro de um mundo plural, em que educadores e educando se tornem, cada vez mais, sujeitos de suas ações, na construção de caminhos para si e o coletivo como um todo.
Palavras-Chave: Ensino Religioso; Universalidade; Relação interativa.