RELIGIOSIDADE AMAZÔNICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO PARÁ

Autores

  • Maria Alice Oliveira Universidade do Estado do Pará

Resumo

O trabalho tem como objetivo levar uma reflexão sobre a construção das representações sociais e das práticas religiosas presentes na realidade do caboclo amazônico em uma comunidade quilombola no Pará, bem como os meios utilizados para preservação de sua identidade mediante a constante interferência social e religiosa no dia-a-dia daquele povo e de suas lutas pelos seus direitos. A Comunidade de Sucurijuquara está classificada dentro da categoria de comunidades tradicionais (indígenas, camponeses, quilombolas e ribeirinhas), oriunda do período escravocrata, apresentando uma miscigenação étnica, que vai se manifestar dentro de uma diversidade cultural que vem sendo construídas através dos tempos, e representada por meio de suas memórias e representações sociais e religiosas presentes no imaginário amazônico das populações situadas na região. Esta Comunidade se encontra localizada na área metropolitana do município de Belém-PA (AMB), apresentando peculiaridades ímpares de populações amazônicas, onde o grupo apresenta fortes relações em torno de suas representações coletivas que vão se dá através da produção de conhecimentos plurais, contribuindo assim para reforçar a identidade do grupo, com influência nas práticas e nas representações construídas no seu cotidiano. Esses fatores vêm ocorrendo ao longo dos tempos de sua existência, não deixando de considerar, a importância da sua permanência local e as ações realizadas por essa população no espaço, como meio de resgatar sua memória e sua contribuição para manutenção de sua identidade. São características que estão presentes no processo de conservação dessa cultura que vem se dando através das atividades realizadas na comunidade que se encontra recheada de representações, simbologia e significados.

 

Palavras-chave: Práticas Religiosas; Representações Sociais; Amazônia; Quilombolas.

Biografia do Autor

Maria Alice Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Ciências da Religião pela Universiade do Estado do Pará - UEPA; Pós-graduada em Gestão e Docência no Ensino Superior, pela Universidade da Amazônia - UNAMA; Graduada em Geografia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciatura Plena em Ciências da Religião pela UEPA. Atua como Docente em Ensino Religioso,pelo município de Belém-PA.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Oliveira, M. A. (2015). RELIGIOSIDADE AMAZÔNICA: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NO PARÁ. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/840