TEORIAS CULTURAIS E PÓS-MODERNIDADE, NAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DO POVO.

Autores

  • WASHINGTON MACIEL SILVA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Resumo

As teorias culturais podem dimensionar as manifestações culturais do povo, a partir da perspectiva da pós-modernidade na sociedade e a globalização. Compreender as fragmentações religiosas, sociais e culturais, que alteram os comportamentos religiosos, os processos representativos e identitários das comunidades devotadas, como as manifestações resistem e se adaptam as transformações das modernizações tecnológicas, urbanísticas agregadas a política socioeconômica capitalista vigente. Ressaltar o hibridismo cultural das religiosidades do povo, que constituem o processo histórico e micro-histórico, com várias regionalidades. As festas são abordadas nessa proposta, pelas investigações das expressões e manifestações religiosas culturais, em constante movimento ao longo do espaço e tempo. Por meio de pesquisa permanente da oralidade, memória, iconografia, dados demográficos, estatísticos, mídia e bibliografia, demonstram à representações coletivas da religião. A pesquisa sobre festas no Brasil tem crescido, após a década de 70, estudos que dialogam desde Ciências Sociais, Religião, Sociologia, Antropologia e História. Dentre alguns estudiosos, referencia-se Brandão (1998); Pessoa (2007) e Teixeira (2009).  Sobre o sincretismo Ferreti (2007). Já nas teorias pós- modernas a proposta Hall (2003), Bhabha (1998); Giddens (2002). Para as teorias dos espaços urbanos discutir-se em Sennet (1988 e 2003), já compreensão da memória em Halbwachs (2006).  Nos usos das análises micro-históricas, para à redução e delimitação espacial do objeto, subsidia-se em Lima (2006); Revel (2004). Possibilitando uma compreensão das complexidades das práticas da fé e devoção, uma conveniência para o Cientista da Religião, entender os movimentos das identidades e representações culturais, a diversidade religiosa do povo e as transformações da pós-modernidade, na sociedade atual, com diálogo interdisciplinar necessário, no jogo dinâmico da religião do povo.

 Palavras-chave: Teorias, cultura, pós-modernidade e religião.

 

 

Biografia do Autor

WASHINGTON MACIEL SILVA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS/UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Doutorando em Ciências da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em História pela (PUC Goiás). Graduado em História pela (UEG), Graduando em Ciências Sociais, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor da Universidade Estadual de Goiás: nos câmpus universitários de Santa Helena de Goiás e Quirinópolis, lecionando nos cursos de Administração, Engenharia Agrícola e História. Membro da Associação Nacional de História das Religiões ABHR e Asscociação Nacional de História ANPUH.Professor de História dos anos finais do ensino fundamental II, na Secretaria Municipal de Rio Verde-GO.

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

SILVA, W. M. (2015). TEORIAS CULTURAIS E PÓS-MODERNIDADE, NAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DO POVO. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/833