TEORIAS CULTURAIS E PÓS-MODERNIDADE, NAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS DO POVO.
Resumo
As teorias culturais podem dimensionar as manifestações culturais do povo, a partir da perspectiva da pós-modernidade na sociedade e a globalização. Compreender as fragmentações religiosas, sociais e culturais, que alteram os comportamentos religiosos, os processos representativos e identitários das comunidades devotadas, como as manifestações resistem e se adaptam as transformações das modernizações tecnológicas, urbanísticas agregadas a política socioeconômica capitalista vigente. Ressaltar o hibridismo cultural das religiosidades do povo, que constituem o processo histórico e micro-histórico, com várias regionalidades. As festas são abordadas nessa proposta, pelas investigações das expressões e manifestações religiosas culturais, em constante movimento ao longo do espaço e tempo. Por meio de pesquisa permanente da oralidade, memória, iconografia, dados demográficos, estatísticos, mídia e bibliografia, demonstram à representações coletivas da religião. A pesquisa sobre festas no Brasil tem crescido, após a década de 70, estudos que dialogam desde Ciências Sociais, Religião, Sociologia, Antropologia e História. Dentre alguns estudiosos, referencia-se Brandão (1998); Pessoa (2007) e Teixeira (2009). Sobre o sincretismo Ferreti (2007). Já nas teorias pós- modernas a proposta Hall (2003), Bhabha (1998); Giddens (2002). Para as teorias dos espaços urbanos discutir-se em Sennet (1988 e 2003), já compreensão da memória em Halbwachs (2006). Nos usos das análises micro-históricas, para à redução e delimitação espacial do objeto, subsidia-se em Lima (2006); Revel (2004). Possibilitando uma compreensão das complexidades das práticas da fé e devoção, uma conveniência para o Cientista da Religião, entender os movimentos das identidades e representações culturais, a diversidade religiosa do povo e as transformações da pós-modernidade, na sociedade atual, com diálogo interdisciplinar necessário, no jogo dinâmico da religião do povo.
Palavras-chave: Teorias, cultura, pós-modernidade e religião.