Relações entre Modernidade e Esoterismo na América Latina: a Gnose de Samael Aun Weor

Autores

  • Marcelo Leandro Campos PUC Campinas

Resumo

Na presente comunicação, pretende-se dialogar com as bases teóricas que consideram o imaginário mágico-hermético como um dos eixos estruturantes da Modernidade, a partir do Renascimento Italiano. Trata-se da compreensão de que as mudanças que ocorrem no campo religioso ocidental, a partir do triunfo da modernidade e dos processos de secularização então desencadeados, não podem ser compreendidas em sua totalidade sem levar em conta essa dimensão estruturante.

Tradicionalmente ligados a cursos de Teologia, sobretudo no caso brasileiro, os estudos sobre religião e religiosidade no contexto da modernidade ocidental deles herdaram a tendência de conferir um papel extremamente marginal às manifestações espiritualistas externas ao campo institucional das igrejas cristãs e, particularmente, do catolicismo. É importante destacar que, desde a década de 1960, existe uma crescente produção acadêmica, sobretudo no campo historiográfico, sobre o esoterismo no ocidente, a partir de estudos sobre o renascimento italiano e o contexto histórico e cultural que marcou o nascimento da modernidade.

Nossa proposta é estudar a dialética entre universo encantado e discurso iluminista presente no esoterismo ocidental, como parte dos processos de adaptação do campo espiritualista ao novo cenário secularizado da sociedade moderna. Com este propósito escolhemos, como objeto específico, uma escola esotérica criada por Samael Aun Weor na Colômbia, em 1950, o Movimento Gnóstico Cristão Universal, uma instituição que se associa à tradição gnóstica dos primeiros séculos do cristianismo. Nosso objetivo específico é compreender como ocorre a secularização das próprias doutrinas esotéricas e, em que medida, elas influenciam a formação do novo cenário das religiosidades da chamada “Nova Era” na contemporaneidade latino-americana, e contribuir com os estudos que vêm explorando as relações reversivas entre modernidade e imaginário mágico-esotérico, restituindo ao seu contexto histórico toda uma importante tradição cultural, religiosa e esotérica que é marginalizada com o triunfo do discurso de uma modernidade exclusivamente racionalista.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Campos, PUC Campinas

Historiador, mestrando em Ciências da Religião pela PUC campinas

Downloads

Publicado

2015-08-16

Como Citar

Campos, M. L. (2015). Relações entre Modernidade e Esoterismo na América Latina: a Gnose de Samael Aun Weor. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 14. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/827