SUSEONJAE NO BRASIL: OS DESAFIOS DE DIÁLOGO DA FILOSOFIA COREANA COM A CULTURA BRASILEIRA

Autores

  • José Altran PUC-SP

Resumo

O Suseonjae é uma escola de meditação sul-coreana recém-chegada ao Brasil que toma como base os princípios da antiga tradição Seon. Com propostas ambientalistas e ascéticas, mobiliza membros no intuito de construírem ecovilas mundo afora e a implantar hábitos saudáveis e harmônicos em suas relações com a sociedade, natureza, consigo mesmo e com o divino. Suas doutrinas fundamentais, porém, paradigmáticas e pouco sincréticas frente à cultura local, em especial quando veiculadas sob uma abordagem transplantada da Coreia do Sul sem adaptações, são recebidas com dificuldade e resistência pelos brasileiros por conta das evidentes diferenças culturais. Encontrar e compreender alguns destes problemas é o objetivo do presente artigo. 

Biografia do Autor

José Altran, PUC-SP

Mestrando em Ciências da Religião pela PUC-SP, membro do CERAL (Centro de Estudo de Religiões Alternativas) e editor da revista Último Andar (Cadernos de Pesquisa em Ciências da Religião).

Downloads

Publicado

2013-02-20

Como Citar

Altran, J. (2013). SUSEONJAE NO BRASIL: OS DESAFIOS DE DIÁLOGO DA FILOSOFIA COREANA COM A CULTURA BRASILEIRA. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/693

Edição

Seção

2012 GT 18: Novas Formações no Campo Religioso Brasileiro – Coord. Silas Guerriero