Educação, gênero e religião: análise de discursos sobre o ensino de meninas e moças em São Luís na virada do século XIX para XX.

Autores

  • Tatiane Da Silva Sales Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Com o sensível aumento da instrução feminina no meio urbano brasileiro, houve também o aumento de análise, enfoque e sugestões sobre os objetivos, metodologias e a função social da educação feminina. Na cidade de São Luís surgiram diversas elaborações de discursos sobre a formatação daquela que seria a perfeita educação feminina, em tais discursos era sempre presente a noção religiosa que permeava questões objetivas para a educação da mulher, buscava-se sempre uma implementação de cunho religioso para a consagração do papel feminino por meio da educação e sua melhor concretização social. Desta forma, este artigo visa destacar e analisar os discursos sobre a educação de mulheres em São Luís que eram apresentados em periódicos e circulavam na capital na virada do século XIX, observando os objetivos educacionais e sociais que eram combinados com o discurso e moral religiosa cristã vigente para a época.

Downloads

Publicado

2013-01-08

Como Citar

Sales, T. D. S. (2013). Educação, gênero e religião: análise de discursos sobre o ensino de meninas e moças em São Luís na virada do século XIX para XX. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/676

Edição

Seção

2012 GT 05: Gênero e Religião – Coords. Eliane Moura, Sandra Duarte de Souza