“Nos Domínios de Xangô”: Religiões afro-brasileiras em Alagoas e a memória do Quebra-Quebra (1912-1980)

Autores

  • Irineia Maria Franco dos Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Para se compreender a evolução histórica das religiões afrobrasileiras em Alagoas no século XX, deve-se ter em mente o impacto das mudanças sofridas a partir do episódio conhecido como Quebra-Quebra, Quebra de Xangô ou Operação Xangô, ocorrido em 1912. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos elementos de transformações históricas advindas deste episódio, destacando a memória do povo-de-santo sobre este evento, as estratégias de reconstituição das casas de axé e a busca de continuidade das religiões negras naquele estado, em especial, na cidade de Maceió. A análise encerra-se nos anos 1980, período do início da abertura política pós-Ditadura militar e das ações articuladas do Movimento Negro em Alagoas. Espera-se, a partir destas referências, auxiliar no processo de constituição de fontes históricas e teorias explicativas para as religiões afrobrasileiras no período contemporâneo.

Biografia do Autor

Irineia Maria Franco dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006 e 2012). Atualmente é professora no Curso de História da Universidade Federal de Alagoas. Líder do LIER-UFA - Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões, vice-líder do LAHAFRO - Laboratório de História Afro-Brasileira do ICHCA-UFAL; e pesquisadora do GEAC - Grupo de Estudos de América Colonial. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história das religiões, religiões afro-brasileiras, cultura afro-brasileira, teologia da libertação e comunidades eclesiais de base, teoria e metodologia de História.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Franco dos Santos, I. M. (2012). “Nos Domínios de Xangô”: Religiões afro-brasileiras em Alagoas e a memória do Quebra-Quebra (1912-1980). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/650

Edição

Seção

2012 GT 06: Religiões Afro-Brasileiras e Espiritismos – Coords. Mundicarmo Ferretti, Sergio Ferretti, Raimundo Araújo