As visitas pastorais na reforma ultramontana da diocese de Botucatu - SP (1909-1910).

Autores

  • Maurício de Aquino Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Resumo

O trabalho aborda a questão das visitas pastorais no ambiente histórico da Primeira República brasileira (1889-1930) que pode ser considerada também como o tempo inicial da Era Pós-Padroado. Prática milenar na Igreja Católica, as visitas pastorais receberam, entretanto, novos direcionamentos e balizas no contexto do prelúdio republicano no Brasil, sobretudo, com o fim do regime de padroado. Revalorizadas pelos bispos da Primeira República, as visitas pastorais foram de fundamental importância para a reforma ultramontana realizada ao longo do período, como no caso da diocese de Botucatu, no interior do estado de São Paulo. 

Biografia do Autor

Maurício de Aquino, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em História Social pela UNESP. Professor do colegiado do curso de História da UENP, atuando nas áreas de História do Brasil e História da Igreja Católica no Brasil.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Aquino, M. de. (2012). As visitas pastorais na reforma ultramontana da diocese de Botucatu - SP (1909-1910). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/647

Edição

Seção

2012 GT 09: Cristandade e suas representações na Igreja Católica do Brasil – Coord. Mabel Salgado Pereira