Gangas Zumbas do Marajó: resistência e luta pela abolição da educação

Autores

  • Rodrigo Oliveira Santos UFPA

Resumo

O presente estudo aborda um dos aspectos vivenciados em duas experiências pedagógicas desenvolvidas numa escola pública municipal de Salvaterra, na ilha do Marajó. A partir da apresentação da diversidade cultural religiosa, na primeira experiência, existente no contexto dos alunos, percebeu-se um estigma exagerado contra as religiões afro-brasileiras e suas lideranças o que tornou necessária a realização da
segunda, onde os alunos, em uma semana de atividades, por ocasião do dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra, comprovaram que o conhecimento da história e cultura africana e afro-brasileira pode levar a superação de muitos aspectos do preconceito, do racismo e da discriminação do negro.

Biografia do Autor

Rodrigo Oliveira Santos, UFPA

Mestrando em Educação (/PPGEDUFPA).

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Publicado

2012-11-28

Como Citar

Santos, R. O. (2012). Gangas Zumbas do Marajó: resistência e luta pela abolição da educação. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/637

Edição

Seção

2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos