Dobras e contornos: alegorias do barroco materializados na antiga aldeia do Geru(1683-1759)

Autores

  • Ane Luíse Silva Mecenas Santos UNISINOS

Resumo

A Igreja Católica transplantada para a terra brasilis traz na bagagem toda sua hierarquia, seus dogmas e suas construções. Por ser a figura representativa da Europa no novo continente, durante o período colonial, deve-se recorrer aos estudos envolvendo a senhora feudal: a Igreja, para melhor compreensão da mentalidade dessa sociedade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura do templo de Nossa Senhora do Socorro, inserindo aspectos da mentalidade jesuítica, como fruto da Reforma Católica, associada à difusão do barroco. A funcionalidade da Igreja como local de ligação dos fiéis aos céus ainda hoje é perceptível pelos seus elementos de decoração. Ao adentrar na capela-mor, a composição teatral dos objetos é capaz de confundir o real com a fantasia. É como se aquele local servisse de passagem e estivesse mais próximo do mundo habitado por anjos, arcanjos e santos. Mesmo com a atual situação do monumento ainda é possível identificar que os objetivos dos jesuítas em catequizar os gentios utilizando a linguagem da arte foi alcançada. Embora tenham sido expulsos do aldeamento a marca da atuação dos inacianos ainda esta presente na sociedade do Geru. 

Biografia do Autor

Ane Luíse Silva Mecenas Santos, UNISINOS

Doutoranda em História

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Santos, A. L. S. M. (2012). Dobras e contornos: alegorias do barroco materializados na antiga aldeia do Geru(1683-1759). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/631

Edição

Seção

2012 GT 11: “Edificando para Deus”: a arquitetura do sagrado nas suas diferentes manifestações – Coord. João H. Santos