Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras e sua interação na sociedade
Resumo
Jürgen Habermas, ao pensar a modernidade, lembra que a Igreja passa a ocupar um lugar importante na esfera pública e não mais ser ela a fundamentadora dele. Sendo assim, a Teologia se lança a novos desafios para exercitar seu senso crítico neste paradigma não hegemônico. Esta reflexão para a Tradição Escrita pode ser também aplicada à Tradição Oral e este aspecto é chave para a Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras.A presente comunicação objetiva apresentar a construção de uma Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras colocando a Tradição Oral como sua sustentadora e tendo o seu marco formal a fundação da Faculdade de Teologia Umbandista, credenciada e autorizada pelo MEC. Este pensar teológico assume uma cosmovisão notadamente policêntrica, multirreferencial e plurissistemática.
O ponto de partida teológico em questão enseja ainda a pesquisa conduzida à compreender a construção de uma interação dialógica e aberta com a sociedade civil e acadêmica cotejando com a reflexão crítica partindo da visão do religioso afro-brasileiro; o que impacta, inclusive, campos estruturais da sociedade como a Educação.
Downloads
Publicado
2012-11-21
Como Citar
Carneiro, J. L. A., & Rivas, M. E. (2012). Teologia com ênfase nas Religiões Afro-brasileiras e sua interação na sociedade. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/619
Edição
Seção
2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos