As funções dos objetos de ex-votos em uma “festa de dor” em São Cristóvão-Sergipe-Brasil

Autores

  • Ivan Rêgo Aragão UNiversidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Resumo

No arcabouço que compõem a festa ao Nosso Senhor dos Passos além das praticas de religiosidade popular, faz parte da celebração sãocristovense uma produção material de artefatos tridimensionais. São os ex-votos: objetos representativos das graças alcanças e relativos à relação do devoto com o Cristo em sofrimento. Nesse sentido, os ex-votos perpassam por um ideal de martírio na medida em que, durante a festa, é notória a imitação da via dolorosa de Cristo a caminho do calvário. O presente estudo objetiva expor que os artefatos vinculados a invocação do Senhor do Passos, vão além da função de peças museológicas, são o registro material do poder do Santo em conceder curas e milagres. Através da pesquisa de campo embasada pelo aporte teórico, se constatou que os ex-votos na cidade sergipana de São Cristóvão, são objetos de fé, devoção, misticismo, cura e penitência.  

Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, UNiversidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Possui título de Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC Ilhéus-Bahia. Desenvolveu na dissertação, pesquisa sobre a Festa ao Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão-Sergipe, incluindo estudos sobre religiosidade, bem cultural, simbologia, imagens processionais e atrativo turístico. Estuda principalmente temas relacionados a cultura, patrimônio cultural material, imaterial, artístico e arquitetônico, cidade colonial, identidade, turismo cultural e religioso, barroco e festa no Brasil, memória, planejamento do turismo.

Downloads

Publicado

2012-11-21

Como Citar

Aragão, I. R. (2012). As funções dos objetos de ex-votos em uma “festa de dor” em São Cristóvão-Sergipe-Brasil. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/616

Edição

Seção

2012 GT 22: Tradições religiosas no Brasil: festa, devoção e misticismo – Coords. Mauro Passos, Mara Regina Nascimento