O fabuloso cristianismo sobre uma construção vermelha

Autores

  • Carla Gaspar

Resumo

Tendo como objeto de pesquisa a obra “O Túmulo do Fanatismo”, 2006 do autor filosófico Voltaire, será apresentado como o Cristianismo que hoje se vê extremamente forte em algumas regiões do mundo conseguiu chegar a essa proporção de poder político religioso, sua estrutura dogmática de milhões de anos moveu inúmeros fiéis em ações intituladas vontade de Cristo, repercutindo na vida de muitos povos, reis, imperadores, pois à medida que ganhou fiéis de posição de poder político facilmente engajou se nesse âmbito e passou a comandar reinados, impérios e povos, curiosamente a que custo se manteve, ou melhor, se mantém a tantos anos no poder.
Voltaire nos esclarece através da razão, como tudo isso começou e se desenrolou em meio aos poderosos e populares durante milhares de anos. Chama-nos a atenção para mistura de cópias feitas das diversas religiões já existentes e logo após as deturpa para se colocar como única verdade. Uma construção religiosa moldada sobre várias chacinas humanas que levava o símbolo sagrado e o nome de seu Deus como forma de justificar a ordem dos ocorridos como sendo suprema e divina. Essas ações religiosas e sua escritura sagrada são contraditórias como poderemos perceber após essa abordagem clara de Voltaire.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Gaspar, C. (2012). O fabuloso cristianismo sobre uma construção vermelha. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/568

Edição

Seção

2012 GT 15: História e Filosofia: Religião e Religiosidades – Coords. Sylvana Brandão, Alfredo Moraes