Evangélicos, política e negócios: os empresários evangélicos no Congresso Nacional

Autores

  • Vinicius Manduca Giulliano Placeres

Resumo

Grupos sociais vinculados a instituições religiosas estiveram presentes de alguma maneira nas instâncias de poder temporal desde a idade média, o clero católico atuou incisivamente nos campos da política e da economia durante aquele período, porém essa inserção política não diminuiu com o passar do tempo. No Brasil as religiões exercem influências mesmo o país sendo um Estado laico por constituição, a igreja católica marcou presença na assembléia constituinte de 1933-1934, já na assembléia de 1988, o destaque foi a presença de evangélicos no poder.
Na contemporaneidade, surgiram novos atores sociais atuando como os "empreendedores liberais", vinculados a diversas instituições religiosas. Tais indivíduos aparecem no cenário político e econômico nacionais como líderes e detentores de vários empreendimentos, sobretudo na área de comunicação social. ste texto trata dos parlamentares empresários e evangélicos da Câmara dos Deputados e no Senado federal. O trabalho aborda o desempenho econômico, o impacto político e o engajamento, tanto religioso quanto partidário desses parlamentares.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Giulliano Placeres, V. M. (2012). Evangélicos, política e negócios: os empresários evangélicos no Congresso Nacional. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/562

Edição

Seção

2012 GT 13: Religião, economia e assistência social – Coords. André R. de Souza, Eva Scheliga