Quando o “homem do anel” comunga com a religião? Uma abordagem sobre religião e saúde.

Autores

  • Elisia Santos

Resumo

A relação entre saúde física e religião tem sido estudada, desde o inicio do século XX, segundo Dalgalarrondo a adesão religiosa esta relacionada muitas vezes a um código de conduta. Nos estudos sobre epidemiologia da religião aponta que estes novos códigos, orações, usos de ervas medicinais, freqüência em cultos produz um conforto. Segundo o autor este conforto é oriundo da fé que é uma provedora de saúde.
É importante ressaltar nestas considerações finais, que a religião é uma grande aliada das pessoas que sofrem alguma doença (Fleck, Borges e Rocha, 2003). Devemos reconhecer o grande “poder” que as religiões exercem na vida das pessoas e apresentar as diversas contribuições que elas oferecem. As contribuições não se restringem á doença física, mas uma atenção integral e um conforto que estes espaços oferecem.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Santos, E. (2012). Quando o “homem do anel” comunga com a religião? Uma abordagem sobre religião e saúde. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/558

Edição

Seção

2012 GT 12: Corpo, Cultura e Religião – Coord. Roberto Motta, Amurabi Oliveira