“Uma abordagem etnográfica da história de vida, trajetória no movimento espírita, e mediunidade de Francisco Peixoto Lins”

Autores

  • Emmanulle Vieira

Resumo

A mediunidade constitui um dos três elementos centrais da doutrina espírita, ao lado da caridade e do estudo (CAVALCANTI, 2008). Porém, apesar de existir em diversos tipos alguns são mais valorizados do que outros. Neste trabalho abordo a mediunidade de Francisco Peixoto Lins, mais conhecido como Peixotinho, que possuía um diferencial: era de efeitos físicos, na qual o indivíduo é capaz de realizar materializações – dar forma concreta a objetos e espíritos. Procuro discutir como esse tipo de aptidão se enquadra dentro do movimento espírita a partir de uma análise comparativa, na qual contraponho a mediunidade e trajetória de Peixotinho com a de outro médium conhecido dentro desse contexto, Chico Xavier.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

Vieira, E. (2012). “Uma abordagem etnográfica da história de vida, trajetória no movimento espírita, e mediunidade de Francisco Peixoto Lins”. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/537

Edição

Seção

2012 GT 06: Religiões Afro-Brasileiras e Espiritismos – Coords. Mundicarmo Ferretti, Sergio Ferretti, Raimundo Araújo