Memória do Samba e Negras Religiões – Musicalidade e Identidade

Autores

  • Anderson Almeida Leila Dupret

Resumo

A Música nas religiões de matriz afrobrasileira ocupa privilegiado destaque em seu rito e conjunto de mitos, sendo utilizada a todo o momento da vida em grupo: dos ‘toques’ abertos à comunidade, às cerimônias e preceitos recheados de conhecimentos e mistérios. Enfim, exerce mais que uma função de fundo no rito, ocupa destacado fator primordial a realização deste - porta o axé, conduz os orixás, marca as tarefas diárias e a vida do religioso - e, deixa marcas no grupo de fiéis. O Samba, uma entre tantas manifestações culturais influenciadas pela tradição africana no Brasil, compartilha de vários referenciais característicos da musicalidade dos terreiros, dos instrumentos em comum à formação em ‘roda’. Sambistas, ‘macumbeiros’ ou não, trazem na memória influências ofertadas pela convivência afroreligiosa, seus relatos contam os passos das festas, os ritmos dos atabaques, e a fé naqueles que os protegem no trajeto aos palcos. Uma viagem em sons e cores que parte do chão do xirê, atravessa o terreiro de partido alto e culmina nas letras, batuques e composições de sucesso: Da ‘assistência’ às rádios, a música, de elemento ritual, torna-se instrumento de identidade e projeção social do negro e sua cultura.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Leila Dupret, A. A. (2012). Memória do Samba e Negras Religiões – Musicalidade e Identidade. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/530

Edição

Seção

2012 GT 06: Religiões Afro-Brasileiras e Espiritismos – Coords. Mundicarmo Ferretti, Sergio Ferretti, Raimundo Araújo