Revisitando a figura do feminino na Igreja Batista: Uma proposta pedagógica de atendimento na Escola Bíblica Dominical
Resumo
A Pedagogia, ciência da educação, nos incita a olhar o indivíduo na sua totalidade (hollos), pois a educação é uma ação que cria automatismos no mesmo, não para tirar-lhe a sua liberdade, mas, ao contrário, para aumentá-la. Seu objetivo principal é a formação de um ser integral, livre, um ser com inteligência, ideal e vontade. Independente de sexo, cor, raça e classe social.Da mesma forma, um dos princípios da Igreja Batista, organizados em 1964 pela Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, é o Indivíduo: “Cada indivíduo foi criado à imagem de Deus e, portanto, merece respeito e consideração como pessoa de valor e dignidade” (PRINCÍPIOS BATISTAS, 1987, p.4). Homem/mulher criados a imagem e semelhança de Deus, possuem os mesmos direitos no Reino e, também, dentro da igreja.
Tendo como premissa esta proposta holística e ensaiando uma perspectiva de pontuar como as mulheres recém convertidas são acolhidas na Igreja Batista, mas precisamente na Escola Bíblica Dominical (Classe de Catecúmenos), que em seus primórdios tinha como objetivo oferecer uma educação de qualidade às crianças pobres que trabalham nas indústrias para ajudarem seus pais e, consequentemente, não frequentavam a escola, é que a presente comunicação estará pautada.
Downloads
Publicado
2012-11-19
Como Citar
Santos, J. (2012). Revisitando a figura do feminino na Igreja Batista: Uma proposta pedagógica de atendimento na Escola Bíblica Dominical. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/521
Edição
Seção
2012 GT 05: Gênero e Religião – Coords. Eliane Moura, Sandra Duarte de Souza