A Consagração Feminina nas igrejas cristãs em Campina Grande/PB: estudo comparativo entre as igrejas católica e evangélicas.
Resumo
A religião cristã tem funcionado, em todos os momentos da história ocidental, como uma das principais instâncias de controle da ordem espiritual, física e moral dos fiéis, atuando, assim, como reguladora e vigilante do comportamento, valores e preferências dos indivíduos, principalmente no que tange à sexualidade. O campo religioso, em seu processo de construção social, tem sido marcadamente dominado pelo sexo masculino. Nas grandes religiões institucionalizadas, as lideranças femininas acabam sempre marginalizadas, reforçando a tradicional imagem de mulher submissa à autoridades religiosas masculinas. Essa marginalização engloba espaços de liderança, acesso à formação e as relações hierárquicas nas estruturas institucionais. Este trabalho tem como finalidade identificar as representações que estas mulheres fazem de si mesmas enquanto mulheres consagradas e cidadãs. Procura-se verificar as condições de trabalho a elas oferecidas, as dificuldades por elas enfrentadas, as possíveis reivindicações às autoridades religiosas, bem como, a possível existência de um processo de reconfiguração das subjetividades femininas no interior das instituições católicas e evangélicas em Campina Grande-PB.Palavras-chave: Religião; Cristianismo; Gênero; Dominação masculina; Feminismo; Ordenação feminina.
Downloads
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Maciel, P. R. F., & Silva, M. G. C. da. (2012). A Consagração Feminina nas igrejas cristãs em Campina Grande/PB: estudo comparativo entre as igrejas católica e evangélicas. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/516
Edição
Seção
2012 GT 05: Gênero e Religião – Coords. Eliane Moura, Sandra Duarte de Souza