Vulnerabilidade social em escola pública - possibilidades de abordagem no Ensino Religioso
Resumo
O artigo trata da vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e as possibilidades de sua abordagem no âmbito do Ensino Religioso em escolas públicas. A escola pública, pela sua própria vocação, constitui-se como espaço de direito de escolarização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em decorrência, tem, ou deveria ter, como seu principal alvo essa faixa etária em suas necessidades específicas e suas possíveis vulnerabilidades. O trabalho aborda conceitos de vulnerabilidade e que saberes e conhecimentos escolares se fazem necessários para que o encaminhamento do Ensino Religioso seja significativo e contributivo na análise do assunto. Além disso, procura apontar oportunididades do Ensino Religioso como área de conhecimento ocupar-se com a busca de superação dessas vulnerabilidades. Apesar do documento da UNICEF (2009) caracterizar como vulneráveis as pessoas em extrema falta de condições de vida, exemplificadas pelos lugares mais pobres do norte e do nordeste, também em outras regiões do país há vulnerabilidade social para crianças e jovens. O referencial teórico encontra-se em relatórios da UNESCO e da UNICEF como também em conceitos da Pedagogia Social direcionados à realidade pedagógica do Ensino Religioso na escola pública. No viés do Ensino Religioso, a questão será analisada a partir do eixo Ethos que constitui um dos cinco eixos presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. Também serão utilizados conceitos de sociologia da religião para o embasamento da análise a ser feita.Palavras-chave: Ensino Religioso – Pedagogia Social – Vulnerabilidade social e Ensino Religioso
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Publicado
2012-11-14
Como Citar
Erandi, L. (2012). Vulnerabilidade social em escola pública - possibilidades de abordagem no Ensino Religioso. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/506
Edição
Seção
2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos