Representações da diversidade religiosa entre crianças de uma escola pública recifense: Etnografando um novo sujeito antropológico
Resumo
A laicidade do Estado e a questão da (in)tolerância religiosa suscitam questões diversas a respeito da educação fornecida às crianças brasileiras. Até onde as diretrizes de um Estado laico acompanham o ensino e possibilitam uma educação para a diferença? O Brasil, inserido numa lógica cultural sincrética, ainda possui ranços advindos da colonização portuguesa católica e até hoje convive com um cotidiano baseado em valores católicos tornados invisíveis e naturalizados pela sociedade. Este artigo discute como crianças do ensino fundamental de uma escola pública recifense representam esse fenômeno macro no ambiente escolar, buscando adotar uma perspectiva onde a criança surja como principal foco e voz da pesquisa. Interessando tratar como as crianças em foco experimentam a diversidade religiosa entre si e reconhecem a categoria “religião” como parte de suas vidas. O ambiente escolar surge como facilitador de uma socialização religiosa e ainda permite que as crianças sejam pesquisadas dentro de um ambiente de autonomia, dando ênfase aos seus discursos.Downloads
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Cisneiros, P. (2012). Representações da diversidade religiosa entre crianças de uma escola pública recifense: Etnografando um novo sujeito antropológico. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/505
Edição
Seção
2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos