Educação, epistemologia e saberes na religião do Santo Daime

Autores

  • Maria Barbosa

Resumo

Este artigo volta-se para os saberes da ayahuasca, beberagem de origem indígena feita da combinação de um cipó e folhas de um arbusto da floresta Amazônica, utilizada em diferentes contextos culturais como, por exemplo, na religião brasileira conhecida como Santo Daime. Parto do suposto, afirmado nos próprios hinos dessa doutrina, de que o daime (ayahuasca) configura-se como um professor e que na religião vivencia-se um processo educativo no qual um conjunto de saberes é circulado e apreendido pelos adeptos. O texto é parte da pesquisa de pós-doutoramento, realizada em 2009, no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, caracterizando-se, metodologicamente, como pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Parte das seguintes questões: que saberes são apreendidos com a experiência educativa da ayahuasca? como pensá-los sob uma perspectiva epistemologica? Têm como fontes de pesquisa a bibliografia disponível sobre as religiões ayahuasqueiras, os cadernos de hinos do Santo Daime e a realização de entrevistas com adeptos da religião de diferentes países, tais como: Brasil, Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica e Israel. Teoricamente, o artigo inspira-se, entre outros, nos estudos de Carlos Rodrigues Brandão acerca da educação como cultura e nos escritos sociológicos de Boaventura de Sousa Santos, restringindo este texto à noção de “ecologia de saberes” deste autor. Dentre os principais saberes apreendidos com o daime destacam-se: os saberes ambientais, cognitivos, estéticos, medicinais, e saberes para a paz.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Barbosa, M. (2012). Educação, epistemologia e saberes na religião do Santo Daime. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/504

Edição

Seção

2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos