Educação e Religião: Património, Pertença e Identidade

Autores

  • Fernando Campos

Resumo

Para o homem religioso o património não é homogéneo e dessa forma se há património considerado religioso, existem outros patrimónios não religiosos e portanto sem consistência. O património religioso, então passa a ser o ponto fixo por onde tudo deve começar, passando do caos à ordem e o ponto fixo torna-se o centro. O património religioso constitui-se como relevante marca da identidade e cultura de um povo.
Do ponto de vista social, as comunidades, os grupos de pessoas que se reunem à volta de “uma fé”, fazem da educação o ponto de aprendizagem dos fenómenos religiosos da sua relação com o divino na perspectiva de que o ser intelectual só é na sua plenitude enquanto produto do espiritual. Esta relação intelectualidade / espiritualidade, constitui-se como parte integrante dum património religioso e ao mesmo tempo sinal de pertença a um lugar.
Património esse, responsável muitas vezes pela fixação de pessoas e também pelo desenvolvimento económico dessa(s) localidade(s) referente(s) a esse património.
O Homem, sente necessidade de saber mais sobre o divino e a sua relação com ele, assumindo-o como o seu Deus, fazendo parte da sua identidade, considerado como seu património. Assim sendo, quer respostas, e à medida que parece ter descoberto algo, não se contenta, quer ainda descobrir mais. Pode fazê-lo de forma altruísta, nas comunidades, nas escolas, ou quando quer obter um estudo com uma profundidade maior, não só sobre o seu Deus, mas também sobre os fenómenos religiosos, então nas Universidades, tentam através de cursos da área procuram entender e interpretar aquilo que se constituiu como seu património quer nas suas manifestações tangível e intangível. 
O património religioso serve de veículo de comunicação a propósito dos deuses e com os deuses. É algo visível com o qual se estabelece uma relação de proximidade entre o humano e o divino. 
O pluralismo cultural e religioso, apreendido no estudo das sociedades multiculturais, em vez de criar bolsas de marginalidade e focos de violência, deverá ser fonte de construção de unidade enriquecida com a diversidade. Poder-se-á perguntar, como têm sido moldadas as comunidades nacionais através das religiões? Será que o Homem ainda encontra no estudo das Religiões as respostas às suas preocupações?

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Campos, F. (2012). Educação e Religião: Património, Pertença e Identidade. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/502

Edição

Seção

2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos