A experiência da COPIR abordando as expressões afro religiosa na implementação da lei 10639/03 no estado do pará

Autores

  • Roseane Brito

Resumo

O objetivo neste estudo é abordar a experiência da COPIR - Coordenadoria de educação para a promoção da Igualdade Racial a cerca da implementação da Lei 10.639/03 que estabelece que seja incluída no currículo oficial da rede pública de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura Afro - brasileira. A COPIR tem como objetivos: Formar educadores e educadoras que atuam na SEDUC - Secretaria de Educação do Estado do Pará para Educação das Relações Étnico-raciais; Promover a educação continuada para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana de acordo com o que institui o artigo 26 – A da LDBN, alterado pela Lei 10.639/2003, que determina a inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira no currículo da Educação Básica. A COPIR está inserida dentro da Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC, com objetivo de identificar as dificuldades e alternativas para o valor no ensino afro na escola, incluindo suas religiões. Conclui-se que a COPIR é um Departamento que faz a diferença dentro do estado do Pará pelas suas ações de trabalho e contribuição para a educação, possibilitando aos alunos (as), professores (as), o acesso a conteúdos curriculares que contribua com novos saberes sobre a participação da população negra na formação da sociedade nacional. É nesse contexto que se faz necessário através da educação conscientizar e legitimar essa lei com ações práticas contra o preconceito étnico-racial.

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Publicado

2012-11-14

Como Citar

Brito, R. (2012). A experiência da COPIR abordando as expressões afro religiosa na implementação da lei 10639/03 no estado do pará. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/500

Edição

Seção

2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos