A contribuição das ciências da religião para o ensino religioso
Resumo
O Ensino Religioso ao longo do seu percurso histórico brasileiro foi marcado e configurado por ações políticas que estavam relacionadas pela relação entre Estado e Igreja. Por isso analisar esta disciplina significa entrar em um universo que vai além do âmbito escolar, das questões pedagógicas, é necessário ter que ao mesmo tempo entrar em questões de ordem legal, religiosa e epistêmica. Desta forma, este artigo tem o objetivo de apresentar de que maneira o Ensino Religioso se faz presente nas Constituições brasileiras (desde o período Colonial até os dias atuais). Identificando de que forma o modelo Ciências da Religião pode se mostrar como importante opção na formação de professores de Ensino Religioso ou aquela que responde mais adequadamente nesse quesito.Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião.
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Publicado
2012-11-14
Como Citar
Pereira, E. (2012). A contribuição das ciências da religião para o ensino religioso. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/499
Edição
Seção
2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos