São Boaventura de Canavieiras - Bahia: festas do padroeiro e do jubileu de 250 anos de sua paróquia (1951-1969)
Resumo
A presente comunicação é um desdobramento do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq, sob o título: As festas de São Boaventura em Canavieiras - Bahia: uma análise de cultura, poder, identidade (1951-1969). O que pretendemos nesta apresentação é analisar a inserção do poder público municipal de Canavieiras na manutenção da hegemônia católica no município através de leis sancionadas com finalidade religiosa no período que compreende 1951 a 1969.Nesse periodo, houveram leis sancionadas pelo executivo municipal de consagração do município a Nossa Senhora da Conceição em 1965 e ao Sagrado Coração de Jesus em 1968, como parte dos festejos do padroeiro e do jubileu de 250 anos da paróquia de São Boaventura.
Com esses atos oficiais, o poder público municipal tomou partido de uma denominação religiosa e excluindo as demais presentes no município, já presentes nesse recorte como: espíritas, candomblé e protestantes. Essas denominações excluídas se opuseram e aí também está objeto de nossa análise proposta.
Tendo por fontes para tal análise, contaremos com os programas das festas do padroeiro São Boaventura em Canavieiras e os ensaios históricos do memorialista local Alcides Costa, contemporâneo ao período, e que em suas obras registrou em detalhes esses acontecimentos celebrativos.
Nessa documentação é rico o discurso para a manutenção da hegemônia católica no município de Canavieiras, por parte do poder público e da elite local na participação dos mesmos, nas festividades religiosas que permeiam, ainda hoje, a memória do coletivo religioso da cidade.
Palavras – chave: Festa, poder, religiosidade e memória.
Downloads
Publicado
2012-11-16
Como Citar
Ribeiro, O. C. (2012). São Boaventura de Canavieiras - Bahia: festas do padroeiro e do jubileu de 250 anos de sua paróquia (1951-1969). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/492
Edição
Seção
2012 GT 23: Festas, ritos e devoções em lugares sagrados – Coords. Edilece Couto, Janio de Castro