Sentidos e práticas em eventos pentecostais: globalização, espetáculo e mídia

Autores

  • Daniel Alves

Resumo

É prática disseminada no meio pentecostal o convite, por parte de uma coletividade religiosa, a uma liderança externa a ela para a promoção de eventos, objetivando tornar mais dinâmica e difusa sua atividade em alguma instância no meio local. Tais instâncias são de escala variável: dependendo do caso, podemos estar diante de um evento para promover a igreja no bairro, a integração de uma igreja ou do meio evangélico local, ou pode-se pretender dar visibilidade social à coletividade religiosa numa cidade ou região inteira. Com o recrudescmiento recente da circulação de pregadores itinerantes oriundos todas as partes do mundo, essas estratégias de reforço da identidade local por meio de eventos com a presença de figuras internacionais acaba por delinear cenários transnacionais de contatos entre líderes do meio, mesmo em comunidades de pequeno porte. Tendo como base trabalho de campo e entrevistas com músicos, pastores e evangelistas que se projetam internacionalmente a partir do Sul da América Latina, visamos com este trabalho expor alguns relatos acerca de eventos que acompanhamos nos últimos anos, com o intuito de lançar bases para a reflexão sobre aspectos pertinentes aos desenvolvimentos da moderna sociedade de consumo junto aos pentecostais, como a utilização intensiva das mídias e dos espetáculos, e o fomento ao mercado musical gospel.

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Publicado

2012-11-15

Como Citar

Alves, D. (2012). Sentidos e práticas em eventos pentecostais: globalização, espetáculo e mídia. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/479

Edição

Seção

2012 GT 21: Espetáculo, mídia, mercado e marketing religioso – Coords. Eduardo Maranhão Filho, Eduardo Paegle