O Bailado do Santo Daime

Autores

  • Isabell Trindade Maria Tereza Nunes

Resumo

As religiões ayahuasqueiras brasileiras se estruturaram a partir da vivência de trabalhadores nordestinos em seu contato com a cultura amazônica, realizando uma ressignificação do uso da ayahuasca e contribuindo desse modo com a cultura religiosa nacional. Nesse contexto, esta pesquisa se concentra num estudo sobre o sistema religioso Santo Daime, que juntamente com a União do Vegetal e a Barquinha compreendem as três principais correntes religiosas que constituem a chamada “tradição ayahuasqueira” que correspondem ao uso ritual da beberagem indígena em contexto urbano. O presente trabalho busca realizar uma análise dos aspectos simbólicos presentes no chamado “Bailado”, um tipo de ritual onde os participantes bailam em movimentos para a esquerda e para a direita ao ritmo de valsas, marchas e marzurcas que correspondem aos gêneros musicais dos hinos que são cantados durante a ritualística e que contêm os ensinos espirituais deste sistema de crenças. O bailado lembra o balanço do mar e é constante, estabelecendo uma ordem que segundo os adeptos é responsável pela “corrente mágica” que inspira ao movimento do Cosmos, fazendo com que através da dança todos estejam conectados entre si, formando um único “corpo”. O objetivo da pesquisa é verificar o papel que a dança possui para o “trabalho espiritual” do Santo Daime e se é possível estabelecer uma relação do bailado daimista com as Danças Circulares Sagradas.

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Publicado

2012-11-15

Como Citar

Maria Tereza Nunes, I. T. (2012). O Bailado do Santo Daime. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/473

Edição

Seção

2012 GT 17: Religiosidades, Simbolismo e territorialidades na Amazônia – Coords. Cynthia Martins, Paloma Sá Cornelio