Sobre relíquias e ex-votos: territórios sagrados no vale do rio Paraíba/SP (Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e santo frei Galvão)

Autores

  • Bianca Gonçalves

Resumo

O vale do rio Paraíba paulista, situado na região Sudeste do Brasil, concentra a região conhecida como circuito religioso católico, pois abarca três cidades relacionadas ao Catolicismo: Aparecida/SP, Guaratinguetá/SP e Cachoeira Paulista. A primeira leva esse nome, pois nela foi pescada, em 1717, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, motivação que fez ali emergir o maior santuário mariano, em área, do mundo. Recebe mais de dez milhões de visitantes/ano. Guaratinguetá, distante menos de dez quilômetros de Aparecida, é onde nasceu o primeiro santo oficialmente canonizado pelo Vaticano, em 2007, frei santo Antonio de Sant’Anna Galvão, morto em 1822. Em ambos espaços sagrados, os objetos são agentes que medeiam relações de fé, devoção, comprometimento, pertencimento: são ex-votos deixados, em especialmente, em Aparecida, os quais se concentram em uma sala a eles dedicados, a sala das promessas. Já em Guaratinguetá, apesar de os ex-votos estarem também representados, as relíquias do corpo de frei Galvão reafirmam a santificação da casa onde ele nasceu, além de serem o ponto central da visitação a essa construção colonial. Em especial nesse espaço, o que se verifica é um processo de musealização, de institucionalização de uma memória, com a intenção de documentar e cristalizar a memória e a atribuída santidade que a ele foi dada pelos trâmites do Vaticano, em 2007. 
Em ambos espaços, todavia, há um processo concomitante de institucionalização dos objetos sagrados, os quais se prestarão a solidificarem relações de fé, ao mesmo tempo em que ancoram-se nesse locais para ali atenderem a uma posição como objetos-documento. Musealização e institucionalização implicarão em promover estabilidades, atribuindo aos objetos e aos espaços sagrados mencionados caracteres de sacralidade, de documento, de provas de relações de fé e devoção.
A pesquisa se desenvolve desde 2006 e é fruto de várias visitas ao local, onde se coletou entrevistas, fotografias, todo material necessário para a compreensão de como tais objetos funcionam como agentes sociais, além de serem capazes de produzirem estabilizações sociais, ricas em simbolismos e significados.
Palavras-chave: ex-votos, relíquias, objetos, agentes sociais, musealização, Catolicismo.

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Gonçalves, B. (2012). Sobre relíquias e ex-votos: territórios sagrados no vale do rio Paraíba/SP (Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e santo frei Galvão). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/471

Edição

Seção

2012 GT 16: Religiões, Museus e Patrimônio Cultural – Coords. Emanuela Sousa Ribeiro, Luiz Carlos Luz Marques