O Ensino Religioso e a Educação Humanista numa Era Secular
Resumo
Em meu entender surge a possibilidade para se falar de um educação humanista, uma educação que se coloca para além dos domínios da técnica ou do intuicionismo. Adotando teses de Paul Tillich, para quem o alvo do processo educativo é o desenvolvimento da personalidade humanista, com o desenvolvimento , entre as quais as habilidades técnicas e a função religiosa. Através de uma análise das funções da “educação religiosa”, tal como Tillich apresenta, é possível fazer uma analise da educação – talvez esta uma tarefa pragmática desta dissertação – em nossa sociedade atual e assim compreender-se os conflitos e problemas sérios e profundos que enfrenta. Cabe, talvez, perceber o que levou ao esvaziamento da educação humanista, como decorrência do mesmo esvaziamento do humanismo. Tratar destas questões é a melhor forma de fazer valer um debate acadêmico pela presença da educação religiosa e assim, sairmos da conversa estéril que tem alimentado esta discussão sobre a legalidade ou a conveniência da educação religiosa nos currículos escolares.Downloads
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Figueira, E. (2012). O Ensino Religioso e a Educação Humanista numa Era Secular. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/440
Edição
Seção
2012 GT 01: Religião Educação e Sociedade – Coords. Eulálio Figueira, Fernando Campos