O futuro da religião: da veritas à caritas

Autores

  • Márcio Antonio de Paiva

Resumo

Tendo em vista que o pensamento pós-metafísico visa principalmente a uma ontologia do enfraquecimento que reduza o peso das estruturas objetivas e a violência dos dogmatismos, nossa proposta de trabalho se estriba na filosofia de Gianni Vattimo, procurando delinear o horizonte do retorno da religião. Nas palavras do filósofo, o enfraquecimento da filosofia chama-se secularização. A secularização não é abandono da religião, mas realização paradoxal de sua vocação íntima. A secularização é a história do pensamento fraco. Não nos é dito que Deus não existe, mas tão somente que não é claro o significado de afirmar ou negar sua existência. “Se Deus está morto, não há mais necessidade do ateísmo filosófico”. Justamente porque o Deus-fundamento último não é mais sustentável, justamente por isso é novamente possível crer em Deus, pois o homem pós-moderno aprendeu a viver sem ânsias no mundo relativo das meias verdades. Buscaremos demonstrar a passagem que Vattimo realiza de um relativismo epistemológico para a caritas, como topos privilegiado da religião após a religião. No horizonte de uma filosofia da religião como exercício aberto da Abertura espiritual do humano, discutiremos os problemas de tal perspectiva e apontaremos sua contribuição para ler o campo religioso brasileiro.

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Publicado

2012-11-16

Como Citar

de Paiva, M. A. (2012). O futuro da religião: da veritas à caritas. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/425

Edição

Seção

2012 GT 25: Filosofia da Religião e Compreensão das Formas de Vida Religiosa no Brasil – Coords. Flávio Senra Ribeiro