As CEBs no Rio Grande do Sul: uma Igreja com base popular e sua contribuição na organização do movimento comunitário do bairro Mathias Velho, no município de Canoas (1978-1988)

Autores

  • Odilon Machado

Resumo

O presente artigo é parte de pesquisa desenvolvida no Mestrado em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo central é historiar e analisar a contribuição das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na vida religiosa, social e política dos moradores do bairro Mathias Velho, no município de Canoas / RS, entre os anos de 1978 e 1988. Os moradores do bairro tornaram-se protagonistas de um movimento comunitário, que tem origem em duas ocupações urbanas, evidenciando a atuação de sujeitos históricos em um contexto de diversidade social e resistência. As CEBs são um instrumento de formação, onde a Teologia da Libertação é a base teórica de orientação religiosa para uma ação transformadora, durante a ditadura civil-militar e o processo de redemocratização do Brasil, capaz de dar a conscientização e incentivo a práticas sociais. A origem desta renovação da Igreja Católica com base popular é um elemento determinante, ocorrida a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II na Europa e das Conferências Episcopais de Medellín e Puebla na América Latina. A metodologia empregada foi à análise historiográfica, entrevista oral, fotos e boletins produzido pela própria comunidade. Percebe-se como resultado parcial desta pesquisa, a importância de lideranças religiosas neste processo, como o Irmão marista Antônio Cechin, a educadora popular Matilde Cechin e os Freis Capuchinhos da Paróquia São Pio X do bairro Mathias Velho em Canoas no Rio Grande do Sul. Estabeleceu-se uma relação fraterna com os moradores e se fez presente no cotidiano da população, por meio de uma concepção nova de Igreja: a Igreja enquanto povo de Deus. A leitura bíblica que une fé e vida, e a força das CEBs são elementos que deram base para a organização comunitária em busca de seus direitos e vida digna. A documentação pesquisada revela o peso da religiosidade, interligando com demandas concretas como moradia, água, luz e educação, sedimentando a organização popular.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Como Citar

Machado, O. (2012). As CEBs no Rio Grande do Sul: uma Igreja com base popular e sua contribuição na organização do movimento comunitário do bairro Mathias Velho, no município de Canoas (1978-1988). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/422

Edição

Seção

2012 GT 24: Cinquenta anos de Vaticano II: história, memória e perspectivas – Coords. Sérgio C. Santos, Diego Silveira