Espaço das Folhas: Uma festa, ritos e devoções nas comunidades afro-religiosas

Autores

  • Reginaldo Conceição José Francisco

Resumo

Entender a complexidade de relações religiosas, estabelecidas nos ambientes naturais e urbanos, que moldam o comportamento do sujeito afro religioso. Deste modo, buscar entender uma parte deste comportamento, sobretudo, no momento que precede o rito da Iniciação, é uma tarefa que requer atualizações de estudos de natureza acadêmica, permitir assim, novas interpretações do uso do Espaço Mato dentro de todo o processo iniciativo.
É sabido que as Festas dos Candomblés têm uma reapresentação da cosmovisão de origem africana. No entanto, a chegada deste momento público, toda uma reconstituição simbólica do mundo ancestral fora percorrido ao longo dos 7, 14, 21 ou 90 dias, período ao qual um neófito está enclausurado, para propiciar a continuidade da vida religiosa dos Terreiros. Como primeira medida, os ritos de identificação, colheita e uso litúrgico das folhas, contidas ou não no Espaço Mato, seja do terreiro ou natural.
Espaço das Folhas: Uma festa, ritos e devoções nas comunidades afro-religiosas, é uma complementação aos estudos da especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade, iniciada na Bahia, no curso de Especialização. Dada abordagem qualitativa, a pesquisa resultou no trabalho monográfico, denominado Candomblé e Sustentabilidade no Semiárido. Retoma-se a questão do uso de Espaço Mato, como ambiente festivo litúrgico, apenas para os iniciados, no momento de preparação dos neófitos. Para isto, novos autores são incorporados aos dados obtidos na ocasião da pesquisa de campo e da vivência em matas com os agentes investigados.
Assim, o objetivo deste artigo é discorrer sobre a representação em que as folhas, dentro da categoria espacial de Lugar, ou seja, do espaço mato/sagrado desempenha desde o estágio primário das iniciações dentro dos ritos e devoções inerentes às manifestações afro-religiosas até às cerimônias públicas, no espaço urbano/profano ao longo de uma saga temporal e cosmológica no universo afro-religioso, constituindo uma parte da festa de iniciação.
A metodologia adotada nesta atualização, fora a abordagem Geografia Fenomenológica (Holzer, 2001, p.115-116); nas ideias sobre o Sagrado e o Profano de (Eliade, 2010); na concepção sobre o Candomblé e Sustentabilidade de (Silva e Santos, 2005), nas diversas obras da série sobre Geografia Cultural de (Corrêa e Rosendahl), dentre tantos outros já apontados no estudo monográfico de Silva e Santos.
Não se trata de uma obra que encerra aqui as discursões. Muito pelo contrário, ela apenas esboça uma tentativa de conciliar as multiplicidades de uso do Espaço, frente aos ritos e suas festividades, por se configurar como mais uma possibilidade de interpretação do Fenômeno religioso, dentro de culturas distintas, no caso em estudo, da manifestação afro-religiosa.

Downloads

Publicado

2012-11-16

Como Citar

José Francisco, R. C. (2012). Espaço das Folhas: Uma festa, ritos e devoções nas comunidades afro-religiosas. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/417

Edição

Seção

2012 GT 23: Festas, ritos e devoções em lugares sagrados – Coords. Edilece Couto, Janio de Castro