Igreja Messiânica Mundial e suas relações com a cultura da Nova Era

Autores

  • Elisangela Marina

Resumo

A Igreja Messiânica Mundial, religião fundada por Mokiti Okada intitulado de Messias Meishu-Sama, tem como finalidade salvar a humanidade implantando no mundo o Paraíso Terrestre, missão transmitida a todos os seus seguidores, que aderem como princípio primordial à transformação em seres humanos ideais, para tal espelhando-se na figura do fundador e em seus vários ensinamentos direcionados a todas as faixas etárias. Contudo este trabalho foca no objetivo de analisar o discurso conservador implantado pela Igreja nos escritos divulgados pela segunda líder espiritual, Nidai-Sama, durante as décadas de 1950 e 1960, em que normatizam os padrões comportamentais dos jovens. Temática esta escolhida por se tratar de preceitos concebidos justamente nas décadas da revolução cultural, período no qual o ocidente sofria uma reformulação moral e pragmática visando a mudança da sociedade, por meio de manifestações realizadas pelas mentes dos jovens contestadores. A análise do discurso normativo tem como finalidade mostrar a ligação entre a forte representação jovem na contracultura contrabalanceando o conservadorismo da instituição messiânica, assim como suas características da cultura da Nova Era. 
As fontes utilizadas nesse trabalho são o livro doutrinário para jovens escrito pela segunda líder “Fontes de sabedoria: Jovens” e um livro de compilações de vivências dos jovens messiânicos, “Encontrando um caminho” escrito por Koji Sakamoto, além de outras bibliografias e periódicos relacionados ao tema. 
Na análise desses materiais será observada uma oposição á revolução cultural, esta contestação é refletida na forma que são estipuladas as normas de conduta para os jovens, “ordens” das quais vão diretamente de encontro com a ideologia pregada pela contracultura do período abordado. Mas que também, a primeira vista, contraditória em certa medida, pois ao mesmo tempo apresenta sinais de conciliação com este discurso revolucionário ocidental especialmente quando se refere sobre a questão da educação formal e comportamento espiritual.
Percebemos durante a leitura dos ensinamentos de Yoshi Okada que não são encontradas referências diretas sobre a revolução cultural ou advertências sobre a vida de artistas ocidentais, contudo, é no decorrer dos textos que notamos que as determinadas atitudes, consideradas adequadas para tornarem-se “homens ideais”, destoam da realidade da maioria dos jovens ocidentais da época. Outro fator que corrobora com esta afirmação é uma das principais características de um messiânico, o interesse de sempre obter mais conhecimento sobre tudo, ter ciência do que acontece ao seu redor, para ter em “mãos” um discurso coerente e conseguir responder as questões que desafiem a sua crença.

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Publicado

2012-11-15

Como Citar

Marina, E. (2012). Igreja Messiânica Mundial e suas relações com a cultura da Nova Era. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/399

Edição

Seção

2012 GT 18: Novas Formações no Campo Religioso Brasileiro – Coord. Silas Guerriero