No reino de duas senhoras: a análise do rito do axexê e da reestruturação do Terreiro Ilê Omo Oyá (São Gonçalo, Rio de Janeiro)

Autores

  • Rodrigo Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho busca problematizar e apresentar importantes concepções do enfoque antropológico, denominado “liminaridade” (Turner, 1974, 2005 e 2008). Tanto no plano teórico quanto no empírico, a pesquisa versa sobre como uma casa de candomblé se reorganiza após a morte de sua Ialorixá, o período de “luto” da casa por um ano, os conflitos da transição e a subida de uma nova Senhora à frente da Casa. Nesse sentido, conforme Turner (1964), parte-se de uma análise micropolítica do candomblé, na qual o conflito que se desenvolve no âmbito dos “dramas sociais” (em que encontram-se quatro estágios: ruptura, crise, solução e reintegração ou cisma) tende a ser resolvido através do ritual, que portanto, torna-se algo regenerador e criativo para o grupo. 
A trabalho pretende analisar ainda a categoria “axé” e como ela é instrumentalizada (em ritos, fórmulas mágicas, sacrifícios, limpezas e ebós) no contexto dos eventos relacionados ao axexê e nas fases desta liminaridade. Serão apresentados alguns limites práticos deste enfoque epistemológico a partir deste caso particular. Em especial se destaca como cada casa, mesmo pertencendo a uma determinada nação (neste caso o ketu), tende a subjetivar e adaptar o rito dentro de seu contexto e necessidades. 

Biografia do Autor

Rodrigo Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel e Licenciado Pleno em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestrando em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Atualmente pesquisando elementos das religiões afro-brasileiras. Em antropologia atua na análise de ritos de passagem relacionados aos cultos afro-brasileiros, especificamente o candomblé. Quanto a arqueologia atua na pesquisa de cultura material em terreiros de candomblé. Atualmente também atua como coordenador de projeto ligado ao IPHAN no levantamento de referências culturais dos terreiros de candomblé do Rio de Janeir

Downloads

Publicado

2012-11-14

Como Citar

Pereira, R. (2012). No reino de duas senhoras: a análise do rito do axexê e da reestruturação do Terreiro Ilê Omo Oyá (São Gonçalo, Rio de Janeiro). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/390

Edição

Seção

2012 GT 06: Religiões Afro-Brasileiras e Espiritismos – Coords. Mundicarmo Ferretti, Sergio Ferretti, Raimundo Araújo