Aproximações discursivas entre Jornalismo e Religião: o caso da Folha Universal

Autores

  • Diene Batista

Resumo

Este trabalho tem como objetivo central investigar quais as estratégias discursivas empregadas pela Folha Universal para inserir o discurso religioso nas matérias jornalísticas. Pretende-se ainda verificar se as questões religiosas aparecem de maneira explicita ou implícita, quais temas e acontecimentos são privilegiados e que tipo de fontes (especialistas, pessoas leigas, etc.) são utilizadas para referendar o posicionamento do jornal. Para tanto, adotaremos como método de pesquisa a análise de conteúdo e a análise do discurso. 
Por meio deste estudo, foi possível verificar que a Folha Universal privilegia matérias que tem como critério de noticiabilidade o interesse humano, que despertariam a atenção do público sem ligações com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). O discurso religioso foi detectado em apenas cinco matérias (14,2% da amostra), em três delas de maneira explícita e em duas de maneira implícita, corroborando com a ideia de que o semanário é utilizado para confrontar inimigos, mas também é usado para conquistar novos simpatizantes para a igreja. 
Os saberes de conhecimento foram predominantes na amostra, totalizando 223 ocorrências, com destaque para os valores de explicação. Já os saberes de crença apareceram 35 vezes no material analisado. No que diz respeito ao grau de polifonia do corpora, verificamos que a maioria das matérias analisadas são monofônicas. Assim, apesar de veicular reportagem que observam as técnicas jornalísticas, a Folha não abre mão de se posicionar diante de variados assuntos e de marcar presença no universo do fiel, seja ele católico, espírita ou evangélico de outra denominação, conforme costumam dizer os pastores da IURD. 
Palavras-chave: jornalismo; religião; Folha Universal; análise de conteúdo; análise do discurso

Downloads

Publicado

2012-11-19

Como Citar

Batista, D. (2012). Aproximações discursivas entre Jornalismo e Religião: o caso da Folha Universal. Anais Dos Simpósios Da ABHR, 13. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/371

Edição

Seção

2012 GT 30: Evangélicos no Brasil: cultura e espaço público – Coords. Adroaldo Almeida, Lyndon de Araújo Santos