Adornos do sagrado: representações do barroco jesuítico na antiga aldeia do Geru (1683-1759)

Autores

  • Ane Luíse Mecenas Santos ufpb

Resumo

A Igreja Católica transplantada para a terra brasilis traz na bagagem toda sua hierarquia, seus dogmas e suas construções. Por ser a figura representativa da Europa no novo continente, durante o período colonial, deve-se recorrer aos estudos envolvendo a senhora feudal: a Igreja, para melhor compreensão da mentalidade dessa sociedade. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma leitura do templo de Nossa Senhora do Socorro, inserindo aspectos da mentalidade jesuítica, como fruto da Reforma Católica, associada à difusão do barroco. A funcionalidade da Igreja como local de ligação dos fiéis aos céus ainda hoje é perceptível pelos seus elementos de decoração. Ao adentrar na capela-mor, a composição teatral dos objetos é capaz de confundir o real com a fantasia. É como se aquele local servisse de passagem e estivesse mais próximo do mundo habitado por anjos, arcanjos e santos. Mesmo com a atual situação do monumento ainda é possível identificar que os objetivos dos jesuítas em catequizar os gentios utilizando a linguagem da arte foi alcançada. Embora tenham sido expulsos do aldeamento a marca da atuação dos inacianos ainda esta presente na sociedade do Geru.

Biografia do Autor

Ane Luíse Mecenas Santos, ufpb

mestre em História pela UFPB

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Publicado

2011-06-16

Como Citar

Santos, A. L. M. (2011). Adornos do sagrado: representações do barroco jesuítico na antiga aldeia do Geru (1683-1759). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/272

Edição

Seção

2011 GT 08: Arte e religião - Coords. Paulo Afonso de Araújo, Isabella Guedes Arcuri