Wicca e corporeidade: “a bruxaria Moderna e o imaginário do corpo"

Autores

  • Ana Carolina Chizzolini Alves PUC/SP

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações tecidas entre Corporeidade e Wicca – a bruxaria moderna. Entendemos que tais relações são possíveis devido à construção de um novo imaginário do corpo, advindo da história da sociedade ocidental, na chegada da modernidade e desenvolvido em nossos dias. Este novo imaginário se constrói e se legitima no espaço dos Novos Movimentos Religiosos que chamamos de Nova Era. Falar de Wicca é falar de uma religião de corporeidade porque, assim como uma religião de Nova Era, o corpo está no centro das práticas e é instrumento para a realização da transformação social que a Wicca pretende alcançar. Transformação ecológica, psicológica e corporal, fazendo do corpo de seus adeptos e adeptas uma extensão mágica da natureza.

Biografia do Autor

Ana Carolina Chizzolini Alves, PUC/SP

Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela mesma instituição e Doutora em Ciências da Religião pela PUC/SP, é Pastora da Igreja Metodista e atua na área de Educação.

Downloads

Publicado

2011-05-31

Como Citar

Chizzolini Alves, A. C. (2011). Wicca e corporeidade: “a bruxaria Moderna e o imaginário do corpo". Anais Dos Simpósios Da ABHR, 12(1). Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/262

Edição

Seção

2011 GT 11: Novas espiritualidades e religiosidades: desafios aos estudos de religião - Coord. Silas Guerriero