A identidade das religiões afro-brasileiras
Resumo
A presente comunicação surgiu de uma pesquisa realizada na Faculdade de Teologia Umbandista sobre a identidade das religiões afro-brasileiras e como os adeptos das mesmas se identificam e se nomeiam perante a sociedade civil. Tal questão foi foco de muita discussão, sobretudo com o evento do CENSO realizado no ano de 2010, o qual não contemplou a ampla gama de práticas religiosas afro-brasileiras.
O campo religioso afro-brasileiro é caracterizado pela multirreferencialidade, polissistematização e policentrismo conceitos que caminham na direção do respeito à grande diversidade de cultos que por se configurarem tão imbricados acabam sofrendo um processo de generalização em prol de uma ou duas nomenclaturas, como a Umbanda ou o Candomblé (Culto de Nação Africano), descartando as características peculiares do Toré, Xambá, Babassuê, Jurema entre outros. Mas para além das nomenclaturas coube à pesquisa a questão de como definir uma identidade e quais são as categorias que um culto deve ter para pertencer ao sistema maior denominado “religiões afro-brasileiras”?
Alguns pressuspostos básicos foram levantados como a relação do adepto com as divindades (Orixás) e elementos ritualísticos como a oralidade, o transe, a dança, os toques sagrados e preceitos devocionais. As religiões afro-brasileiras se configuram como uma Unidade na diversidade e a pesquisa pôde atestar essa assertiva.