Religião Material e morte:
A fotografia como materialidade do culto à ancestralidade no Terreiro do Bogum, Salvador, Bahia
Resumo
Esta comunicação organiza-se a partir da compreensão de uma escassez de pesquisas pautadas na utilização de imagens nas CR. E surge como primeiro desdobramento da pesquisa de mestrado em andamento atualmente denominada: Candomblé e Islã: O legado Malê no Terreiro do Bogum. Utilizamos como pano de fundo o Bogum, templo tricentenário, de origem Fon, praticante do que conhecemos atualmente como Candomblé Jeje. Para um entendimento mais amplo sobre a materialidade a metodologia fora desenvolvida, inicialmente, através de uma revisão bibliográfica sobre o Terreiro do Bogum e o emergente conceito de materialismo não reducionista de Manuel Vásquez, oriundo da Religião Material. Tendo como foco o entendimento social através de análise fotográfica pautada em uma visão culturalista do Bogum, suas emoções e sentimentos, além de sua produção de sentido embasados pela experiência religiosa adquirida oriundas das práticas de cultos à ancestralidade presentes nessa comunidade. As duas imagens a serem trabalhadas foram reproduzidas pelo Antropólogo norte-americano Melville Herskovitz. Que realizou pesquisa etnológica na cidade de Salvador entre os anos de 1941-1942, onde visitou os principais terreiros da capital baiana e realizando inúmeros registros fotográficos. Por fim, esta comunicação pretende participar da cena dos estudos sobre Religião Material demostrando a viabilidade de analisar a materialidade a partir de imagens dos mais variados espaços de culto e suas construções de sentido.
Palavras-chave: Islã. Candomblé. Herskovitz. Materialidade. Religião Material.
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