Cinema e religião:
Linguagem estética do sagrado nas obras “A Última Tentação de Cristo” e “Silêncio” de Martin Scorsese
Resumo
Esta comunicação tem como objetivo analisar e discutir a relação entre a linguagem do sagrado presente nos filmes do diretor estadunidense Martin Scorsese, sobretudo nas obras “A última tentação de Cristo” (1988) e “Silêncio” (2017). Pretende-se discutir critérios que identifiquem a construção de uma estética do sagrado com base nas concepções do sagrado de Rudolf Otto e Mircea Eliade a partir dos filmes de Martin Scorsese, aclamado diretor norte-americano. Embasada pelas teorias das Ciências da religião, em particular a compreensão do sagrado, apresentado por Rudulf Otto e Mircea Eliade, Martin Scorsese, desenvolve uma linguagem estética particular para tratar temáticas envolvendo o sagrado. Os principais embasamentos utilizados vêm da teoria de Christian Metz e seu conceito de impressão de realidade. Do conceito de sagrado em Rudolf Otto com o termo numinoso como uma forma conceitual de aplicar o conceito as realidades sagradas a partir de uma percepção interna da pessoa humana. E de Mircea Eliade, com o estudo das estruturas fenomenológicas da religião, de seus fundamentos e dimensões históricas para assim compreender e comunicar sobre o tema. (ELIADE, 1959, p.232). Portanto, ao assistir as obras cinematográficas de Martin Scorsese percebemos uma singularidade na representação do sagrado. Otto e Eliade defendem que o sagrado é uma experiência do sujeito, assim, podemos dizer que Scorsese constrói uma experiência única do sagrado em sua diegese fílmica.
Palavras-chave: Religião, Cinema, Estética, Sagrado
Referências
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