Bezerra de Menezes e seu novo prisma:

A representação da loucura e das enfermidades mentais a partir da literatura espírita (1891-1920)

Autores

  • Anderson Vieira Santiago UERN
  • André Seal UERN

Resumo

A partir da virada do século XIX para o XX, o Espiritismo serviu como uma área complementar no tratamento das enfermidades mentais através da atuação de alguns de seus agentes. Entre eles, destaca-se Bezerra de Menezes, precursor da análise da relação entre Espiritismo e loucura/enfermidades mentais. Assim sendo, por meio do contato com a obra de Bezerra de Menezes, buscaremos analisar a seguinte problemática: como a literatura espírita representou o fenômeno da loucura e inseriu o Espiritismo como um campo complementar de atuação na área da saúde mental no Brasil, na virada do século XIX para o século XX? O recorte temporal da presente investigação, portanto, parte desde o ano de 1891, data das primeiras publicações de Bezerra de Menezes sobre o referido tema, chegando até o ano de 1920, data da primeira publicação da obra intitulada A Loucura Sob Novo Prisma, a qual é compreendida como o principal elo para a análise da investigação em questão. Dentro desse universo literário, chamamos atenção para como a loucura foi definida e vista sob um olhar para além da medicina convencional. Com efeito, para seguir com essa perspectiva, faz-se necessária uma análise aguçada da participação da literatura espírita na construção de um campo complementar de cura e tratamento das enfermidades mentais no Brasil.

Palavras-chave: Bezerra de Menezes, enfermidades mentais, medicina complementar.

Biografia do Autor

Anderson Vieira Santiago, UERN

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); mestrando em Ciências Sociais e Humanas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) pela UERN.

André Seal, UERN

Professor Doutor pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente professor do Departamento de História (DHI) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Referências

ALMEIDA, Angelica Aparecida Silva de. “Uma fábrica de loucos”: psiquiatria x espiritismo no Brasil (1900-1950). Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. UNICAMP. Campinas, 2007.

AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. O homem e a serpente: outras histórias para a loucura e a psiquiatria. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1996, 142 p.

AMORIM, Pedro Paulo. As tensões no campo espírita brasileiro em tempos de afirmação (primeira metade do século xx). 462 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2017.

ARRIBAS, Celia da Graça. Afinal, espiritismo é religião? A doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira. 226 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

CARVALHO, T. R. Liberdade religiosa no Brasil dó século XIX: uma análise a partir do Jornal Ultramontano O Apóstolo (1866-1891.) 2018. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Católica de Campinas, São Paulo, 2018.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, Roger. Do Palco à página. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

CHARTIER. O mundo como representação. Estud. av., São Paulo, v. 5, n. 11, abril, 1991.

CUNHA, André Victor Seal da. A invenção da imagem autoral de Chico Xavier. 2015. 302 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

DIAS, José Roberto de Lima. Percursos da racionalização do sagrado no espiritismo: um conjunto de ideias presentes na literatura e na imprensa brasileira. 2011. 232 f. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GAMA, Rafael da. “Por uma religião nacional”: a separação entre Igreja e Estado e a disputa religiosa entre católicos e protestantes em Belém do Pará (1889-1931). 2019. 293 f. Tese (Programa de Estudos Pós-Graduados em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

GUANDOLINI, Ricardo Henrique. Significado de alucinação e mediunidade para profissionais da saúde mental de um hospital psiquiátrico e médiuns de um centro espírita de um município paulista. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado - Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica) - Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2017.

JABERT, Alexander. De médicos e médiuns: medicina, espiritismo e loucura no Brasil da primeira metade do século XX. 2008. 308 f. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008.

KLEIN FILHO, Luciano. A obra de uma vida. Fortaleza (CE), 2020, in: MENEZES, Adolfo Bezerra de. A loucura sob novo prisma: estudo psíquico-fisiológico. 15. ed. Brasília: FEB, 2021.

KLEIN FILHO, Luciano. Bezerra de Menezes, fatos e documentos. Niterói (RJ): Lachâtre, 2000. 224p.

LACERDA, G. B. Quais tradições os conservadores querem conservar no Brasil hoje? Gazeta do Povo, Curitiba, 28.11, 2019.

LACERDA, G. B. Positivismo como cortina de fumaça para os erros da direita brasileira. Monitor Mercantil, Rio de Janeiro, 22.5, 2020.

LUSTOSA, Isabel. Henri Plasson e a primeira imprensa francesa no Brasil (1827-1831). Revista Escritos. Casa de Rui Barbosa. Ano 9, n. 9. p. 77-93, 2015.

MENEZES, Adolfo Bezerra de. A loucura sob novo prisma: estudo psíquico-fisiológico. 15. ed. Brasília: FEB, 2021.

MENEZES, Bezerra de. Evangelho do Futuro. Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2011.

MENEZES, Bezerra de. Uma carta de Bezerra de Menezes (4a. ed.). Rio de Janeiro: FEB, 1984. 100p.

PUTTINI, Rodolfo Franco. Medicina e religião no espaço hospitalar. 2004. 290 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP.

SALES, Tiago Medeiros. A produção de sabre na interface entre os transtornos psiquiátricos e a espiritualidade: uma perspectiva espírita em pauta. 2017. 254 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-05

Como Citar

Vieira Santiago, A., & Cavalcanti Seal da Cunha, A. V. (2024). Bezerra de Menezes e seu novo prisma: : A representação da loucura e das enfermidades mentais a partir da literatura espírita (1891-1920). Anais Dos Simpósios Da ABHR, 18. Recuperado de https://revistaplura.emnuvens.com.br/anais/article/view/2338

Edição

Seção

2022 | ST 09 – Espiritismo no Brasil e no Mundo: religião, ciência, política e cultura